"A educação é uma descoberta progressiva da nossa própria ignorância"
Voltaire

"Não existe verdade universal na arte. Na arte, a verdade é aquilo cujo contrário é igualmente verdadeiro"
Oscar Wilde



Jean-Baptiste Lully (1632-1687)

Jean-Baptiste Lully destacou-se na corte de Luís XIV, apesar da sua origem italiana (nasceu em Florença em 1632) . Inicialmente contratado como violinista, rapidamente ganhou a confiança de Luís XIV, tornando-se compositor oficial do rei e depois mestre da família real. Foi, também, a ele que coube a tarefa de criar a Academia Royale de Musique.
Lully cria o género francês de Tragédie Líryque e , juntamente com Molière, a Comédie-Ballet , sendo o autor de inúmeras óperas e bailados destinados a serem apresentadas na corte de Versalhes. Luís XIV, amante da música e do bailado, aproveitava estas peças para reforçar o seu poder absoluto, exibindo-se como protagonista em muitas destas obras, como é o caso do Bailado La Nuit, interpretando o papel de Apolo, cujo culto está ligado ao sol, passando, desde aí, a ser conhecido como " o rei sol".

Luís XIV no papel de Apolo em La Nuit

Das inúmeras obras de Lully, destaco a comédia-ballet Le Bourgeois Gentilhomme (1670), encomendada pelo Rei Luís XIV para homenagear o embaixador turco. A obra foi escrita por Molière e apresenta uma crítica social à burguesia que imitava os hábitos da nobreza.

Clique aqui para ouvir Marche pour La Cérémonie Turque da obra Le Bourgeois Gentilhomme




Aqui pode ver cenas do filme Le Roi Danse de Gérard Corbiau que retrata a vida na corte de Luis XIV e o trabalho do compositor Lully.

David, o herói bíblico que venceu Golias

David, o jovem pastor, derrota Golias, o temível gigante, e liberta o povo de Israel da ameaça dos Filisteus. Este episódio bíblico é um dos temas de eleição durante o Renascimento. De entre tantas interpretações, as obras de Donatello, Verrocchio e Miguel Ângelo são, sem dúvida, as que melhor captaram o seu simbolismo, de um David que representa o orgulho cívico da cidade de Florença.


Donatello (1386-1466)

David, c. 1425-1430, bronze, 158 cm
Museo Nazionale del Bargello, Florença

Donatello representou David numa atitude pensativa mas triunfante que pisa a cabeça de Golias , depois da sua vitória.

O seu corpo franzino e jovem foi concebido segundo as regras clássicas do ideal de beleza, sendo o primeiro nu de tamanho natural, desde a Antiguidade.


Andrea del Verrocchio (1436-1488)

David, 1465-1475, bronze, 126 cm
Museo Nazionale del Bargello, Florença


Encomendada pela família Médicis a Verrocchio, este David apresenta-se altivo e confiante, destacando-se o seu sorriso enigmático.


Miguel Ângelo Buonnaroti (1475-1564)

David, 1501-1503, mármore, 410 cm
Galleria della Academia, Florença






Em 1501, após a proclamação da República, Miguel Ângelo, que se encontrava em Roma, foi chamado a Florença para executar esta estátua colossal de 4 metros, trabalho já iniciado por outros artistas , entre os quais, Agostino di Duccio.
Miguel Ângelo executou a obra num só bloco de mármore, fazendo aquilo que , mais tarde, chamaria de " per via di levare" (através da remoção), procurava atingir a forma ideal, " a alma do bloco".
Após três anos de trabalho, a estátua foi colocada na Piazza della Signoria, em frente ao Pallazzo Vechio, como símbolo cívico da República de Florença, onde permaneceu até 1873, ano em que foi transferida para a Galleria della Academia, sendo substituída por uma réplica.
David apresenta uma composição dinâmica, em que o equilíbrio e a harmonia clássica se combina com a intensa expressividade do rosto.